Wednesday, August 15, 2012

Semana de Comemorações pelos quatro anos de inauguração da Casa da Nigéria 2012

(Festival de Xango no estado de Oyo, Nigéria)


O Coordenador da Casa da Nigéria, Sr. Oyewo Mojeed Oyebamiji, convida a todos para participa da Semana de Comemorações pelos quatro anos de inauguração da Casa da Nigéria, que acontecerá de 29 de agosto a 1 de Setembro na sede da instituição.
Localizado na Rua das Portas do Carmo, 26, Pelourinho, o imóvel no qual está instalada a Casa da Nigéria, tem três pavimentos, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia. A Casa de Cultura da Nigéria atende a uma necessidade de resgate oficial da identidade Afrodescendentes em contrapartida a uma dívida histórica de ambas as partes (tanto da África, quanto do Ocidente). Esse evento segue a linha que liga inaugurações históricas da nossa história recente, como a Casa do Benin, e a Casa de Angola.
Hoje funciona no local um museu no qual, peças de artesanato, de várias épocas de alguns dos mais importantes reinos do povo Ioruba, além de uma variada gama de objetos, se encontram em exposição permanente. Além de sala para exibições de filmes e vídeos que retratam a cultura nigeriana está disponível no local, uma infra-estrutura para a realização de eventos por iniciativa de qualquer cidadão. A Casa da Nigéria ministra cursos de Língua e Cultura Iorubá-Nagô aberta à participação de todos.
A programação do evento constará das seguintes atividades:

29/08 (quarta-feira): Abertura da Exposição Comemorativa do Acervo da Casa da Nigéria e Exposição de Pinturas de Chico Vieira.

30/08 (quinta-feira): Festival de Xangô com grande show no Espaço Cultural da Barroquinha;

31/08 (Sexta-feira) e 01/09 (Sábado) Cortejo Carnavalesco pelas ruas do Pelourinho.

Ainda como parte das comemorações, os trabalhos de Chico Vieira estarão em exibição de 03 a 15 de setembro.
Salvador, 15 de agosto de 2012.
Professor Oyewo Mojeed Oyebamiji
Coordenador da Casa da Nigéria